Sobre o curso

O tecnólogo em comunicação assistiva atua na tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da grafia BRAILLE para a língua portuguesa e da língua portuguesa para a Libras e o BRAILLE, exercendo suas atividades em diversos setores da sociedade. Pode desenvolver pesquisas que conduzam ao avanço do conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais e o Sistema BRAILLE, sobre sua efetivação e sobre a política de inclusão. No Curso, você estudará conteúdos que darão base conceitual e prática ao exercício da profissão de Tecnólogo em Comunicação Assistiva. Na formação profissionalizante, especificamente, incluem-se conteúdos específicos, tendo como eixo integrador o domínio da Libras e do BRAILLE. Quatro são os objetivos básicos do curso: (a) formar tradutores-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e Brallistas; (b) preparar estes profissionais para o trabalho em ambientes escolares, escolares especializados, instituições públicas e atendimento ao público; (c) com a formação destes profissionais, contribuir para as práticas de inclusão e exercício da cidadania por pessoas cegas e por pessoas surdas; e (d) desenvolver pesquisa nestas áreas. Para atingir estes objetivos, apresenta-se a seguinte distribuição de práticas acadêmicas.

10 comentários sobre “Sobre o curso

  1. Enquanto especializada em metodologia do ensino de linguas estrangeiras, vejo a necessidade de especializaçao no ensino de idiomas para os deficientes auditivos e visuais, assunto, o qual, me interesso muito. Tenho alunos deficientes visuais e ensina-los tem sido à base de erros e acertos, uma vez que, na pratica, é dificil encontrar onde se sustentar. Me alegra a iniciativa de fazerem esse site. Com certeza, estarei participando e sugando informaçoes.

  2. ” Não podemos passar pela vida sem tocar” Cláudia Cotes.

    Que juntos possamos passar pela vida “tocando” a conscientização de pessoas que, com sua diversidade, fazem uma educação melhor.

    Parabéns pelo site!
    Aluna do 1º período da Comunicação Assistiva na PUC MG

  3. Olá,Pedro,tudo bem com você?
    Parabéns pelo blog!
    Que tal conversarmos a respeito de blogs?Abraço,Francirene

  4. Gostaria de saber o valor do curso. Tenho um curso básico de libras e um grande interesse em braile. Como trabalho na educação gostaria imensamente de fazer este curso.

Deixe um comentário